Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Provido Recurso Ordinário Constitucional do MPMS sobre a Lei Maria da Penha

    O Ministro Desembargador convocado Adilson Macabu, do Superior Tribunal de Justiça, deu provimento ao Recurso Ordinário Constitucional em Mandado De Segurança interposto pela Procuradora de Justiça Esther Sousa de Oliveira e determinou que a audiência prevista no artigo 16 da Lei Maria da Penha só ocorra quando a vítima manifeste antecipada, espontânea e livremente, o interesse de se retratar.

    O julgamento do RMS 34607 ocorreu em 13.09.2011 e a decisão foi unânime.

    O Mandado de Segurança foi impetrado contra a decisão que designou audiência para os fins do artigo 16 da Lei 11.343/06, sem a manifestação da vítima.

    A petição inicial foi indeferida monocraticamente sendo interposto agravo regimental o qual foi improvido pela Seção Criminal.

    Contra o acórdão a Procuradora de Justiça Esther Sousa de Oliveira interpôs Recurso Ordinário Constitucional, pugnando pela concessão da segurança.

    A Quinta Turma, por unanimidade, deu provimento ao RMS 34607 nos termos do voto do Sr. Ministro Relator.

    O Ministro Adilson Macabu aduziu em seu voto que a audiência prevista no dispositivo não deve ser realizada de ofício, como condição da abertura da ação penal, sob pena de constrangimento ilegal à mulher vítima de violência doméstica e familiar. Isso configuraria ato de 'ratificação' da representação, inadmissível na espécie , asseverou.

    Como se observa da simples leitura do dispositivo legal, a audiência a que refere o artigo somente se realizará caso a ofendida expresse previamente sua vontade de se retratar da representação ofertada em desfavor do agressor , acrescentou o relator. Assim, não há falar em obrigatoriedade da realização de tal audiência, por iniciativa do juízo, sob o argumento de tornar certa a manifestação de vontade da vítima, inclusive no sentido de não se retratar da representação já realizada , completou.

    Em seu voto, o desembargador indicou precedentes tanto da Quinta quanto da Sexta Turma nesse mesmo sentido.

    • Publicações4654
    • Seguidores18
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/provido-recurso-ordinario-constitucional-do-mpms-sobre-a-lei-maria-da-penha/2837590

    Informações relacionadas

    Thiago Luiz Viglioni, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Habeas corpus com pedido liminar no STJ contra indeferimento de liminar no tribunal

    Breno Facioli Gomes, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Habeas Corpus STJ

    Nubia Oliveira, Bacharel em Direito
    Modeloshá 5 anos

    Recurso Ordinário Constitucional

    Petição Inicial - Ação Indenização por Dano Moral contra Booking Com. Brasil Serviços de Reserva de Hotéis

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)