Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Promotora de Justiça participa de audiência pública na AL para tratar da terceirização dos serviços de saúde

    A Promotora de Justiça Paula da Silva Santos Volpe participou nesta quinta-feira (9/5) da audiência pública sobre a Terceirização dos Serviços de Saúde no Estado do Mato Grosso do Sul. O evento que aconteceu no plenário Júlio Maia foi proposto pelos deputados estaduais Amarildo Cruz (PT) e Lauro Davi (PSB) e contou com o apoio de outros 14 parlamentares

    Os resultados da operação Sangue Frio, deflagrada pela PF (Policia Federal) em conjunto com a CGU (Controladoria-Geral da União) e Ministério Público de Mato Grosso do Sul e que desvendou uma série de irregularidades na gestão do Hospital do Câncer e do Hospital Universitário, como a realização de sessões de quimioterapia em pacientes mortos, prescrição de dosagem reduzida ou apenas soro para economizar medicamentos, além da cobrança superfaturada na tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) e fechamento do setor de oncologia em hospital público para beneficiar clínicas particulares, motivaram a realização da audiência.

    Para levantar os problemas e buscar soluções estiveram presentes representantes dos conselhos estadual e municipal de saúde, associações e demais entidades ligadas ao setor, tanto privadas quanto governamentais, além de representantes do Hospital do Câncer, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, secretarias estadual e municipal de Saúde, da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul) e da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), bem como parlamentares. A população em geral também contribuiu para a ampliação do debate.

    A realização da audiência contou com o apoio do presidente da Assembleia Legislativa Jerson Domingos (PMDB), e dos deputados estaduais Eduardo Rocha (PMDB), Felipe Orro (PDT), George Takimoto (PSL), Antônio Carlos Arroyo (PR), Mara Caseiro (PTdoB), Marcio Monteiro (PSDB), Paulo Corrêa (PR), Professor Rinaldo (PSDB), Zé Teixeira (DEM), Pedro Kemp (PT), Laerte Tetila (PT), Cabo Almi (PT) e Lidio Lopes.

    Palestra

    Convidada para palestrar durante a audiência, a Promotora de Justiça Paula Volpe, que participou diretamente das investigações que desvendaram o esquema de desvio de verbas públicas da Saúde envolvendo os Hospitais do Câncer e Universitário, revelou que os trabalhos do Ministério Público continuam. Não podemos falar sobre as investigações. Para garantir o sucesso, precisamos manter tudo em sigilo, mas posso adiantar que ainda estamos apurando a situação, além dos hospitais do Câncer e Universitário, de outras instituições que oferecem o serviço de saúde, amparadas pelo governo.

    A Promotora chamou a população para contribuir com as investigações. As pessoas que sofreram com a má qualidade do serviço de saúde pública devem procurar o Ministério Público Estadual. Queremos apurar a fundo cada caso para descobrir se houve descaso, omissão, qualquer tipo de delito.

    Sobre a possibilidade de terceirização do serviço da saúde pública, Volpe lembrou casos de sucesso como o que ocorre em Portugal. Lá, descobriu-se que a terceirização de alguns serviços sairia mais em conta, além de garantir um atendimento de qualidade à população. Por isso o sistema funcionou bem, comentou. Por outro lado, ela ressalvou que nem toda privatização dá certo e que para haver sucesso é preciso investir em fiscalização. É possível privatizar, mas precisamos, primeiramente, avaliar se isso será vantajoso para o cofre público e se, de fato, será oferecido um atendimento de qualidade. Mas, o mais importante é garantir que tudo seja fiscalizado de perto pelo poder público. Como salienta a Constituição Federal: a saúde é direito de todos e dever do Estado.

    Como resultado da audiência pública, foi elaborado um documento com a proposta para a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), que será apresentado na sessão da próxima terça-feira (14/5).

    Fonte: com informações Portal ALMS

    Foto: Roberto Higa/ALMS

    • Publicações4654
    • Seguidores18
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/promotora-de-justica-participa-de-audiencia-publica-na-al-para-tratar-da-terceirizacao-dos-servicos-de-saude/100506045

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)