Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Membros do MPE desenvolvem ação de apoio à reabilitação de dependentes químicos

    Munido de vasta experiência na área criminal em Campo Grande, o Promotor de Justiça Rodrigo Stephanini busca, por intermédio da destinação de recursos oriundos de processos que admitem transação penal ou suspensão condicional, destinar verbas à recuperação de dependentes químicos, que, conforme constatado por Rodrigo, são os maiores praticantes de furtos e outros tipos de crimes.

    Convicto de que o apoio a instituições de reabilitação de dependentes químicos pode acarretar num efetivo combate ao tráfico de drogas e numa significativa diminuição de crimes contra o patrimônio, pediu orientação ao colega Promotor de Justiça e Presidente do Conselho Estadual Antidrogas, Sérgio Fernando Raimundo Harfouche, que o indicou diversas entidades , dentre elas, a Associação de Reabilitação Parceiros da Vida Esquadrão da Vida.

    A droga não demora a tirar a dignidade, o respeito próprio de uma pessoa, leva um tempo que mal se percebe. Porém devolver os valores fundamentais do ser humano que foram totalmente sugados pelo consumo de drogas é um trabalho árduo que exige tempo, dedicação e, sobretudo, amor ao semelhante. Esse é um trabalho que o Esquadrão da Vida fundado pelo Pastor Samir Zayed em 1999 faz em Campo Grande por meio de doações, parcerias e voluntariado.

    Samir Zayed é ex-dependente químico, e hoje dedica sua vida ao Esquadrão da Vida, reintegrando os dependentes químicos à sociedade.

    A Associação de Reabilitação Parceiros da Vida Esquadrão da Vida é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de utilidade pública, que presta serviços nas áreas de assistência social, psicológica, espiritual, educacional, saúde e capacitação profissional a toda pessoa dependente de substâncias psicoativas e que se comprometa leve ou moderadamente a se reintegrar à sociedade.

    Em visita ao Esquadrão da Vida, o Promotor Rodrigo Stephanini, que é Supervisor-Geral das Promotorias de Justiça de Campo Grande, e o Promotor de Justiça Sérgio Raimundo Harfouche, que é Presidente do Conselho Estadual Antidrogas, visitaram e conheceram efetivamente o projeto e o trabalho que foi cuidadosamente elaborado pelo Pastor Samir.

    O Esquadrão realiza internações, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde, dos usuários dependentes de substâncias psicoativas que tenham o comprometimento leve ou moderado, por iniciativa particular ou judicial, podendo ser oriundo de todo o Brasil.

    Além de proporcionar convivência com outras pessoas que possuam semelhante problema, a instituição fornece apoio para a reparação das dificuldades e conflitos próprios da fase de abstinência. A entidade também resgata a cidadania e a auto-estima, encontrando com o trabalho de reabilitação física e psicológica meios para intermediar o processo de re-inserção familiar e social por intermédio de atendimento psicológico, médico, terapêutico ocupacional, nutricional, físico, espiritual, jurídico e odontológico aos residentes. A meta é trazer de volta a dignidade, a responsabilidade, os valores e a crença, valorizando a visão de mundo e de cidadão.

    O Esquadrão da Vida está ampliando sua capacidade de atendimento, que hoje abriga 42 residentes em recuperação, para 174 residentes possivelmente em 2009. A instituição está sob construção para aumentar a capacidade operacional com recursos de doações e parcerias captadas pelo Pastor Samir.

    A Supervisão-Geral das PJCG conta com a colaboração das Promotorias de Justiça para se unirem em prol de uma sociedade mais segura, agindo preventivamente no combate ao crime, independente de recursos públicos que eventualmente sejam posteriormente investidos nessa área.

    • Publicações4654
    • Seguidores18
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/membros-do-mpe-desenvolvem-acao-de-apoio-a-reabilitacao-de-dependentes-quimicos/125609

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)