Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ provê Recurso Especial do MPMS a fim de reconhecer desnecessário dolo específico para o crime do art. 311 do Código Penal

    No Recurso Especial 1268357/MS, interposto pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul, a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, em decisão monocrática da Minª. Alderita Ramos de Oliveira, reformou acórdão da 2ª Câmara Criminal do TJMS, a fim de restabelecer a pena de 3 anos de reclusão e 10 dias-multa, conforme fixada na sentença, pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

    Processado e condenado por infringir o art. 311, do CP, I. R. B. interpôs apelação criminal, visando sua absolvição ante a ausência do dolo específico em sua conduta.

    O apelo foi provido pela 2ª Câmara Criminal do TJMS, motivo pelo qual a 12ª Procuradoria de Justiça interpôs recurso especial, que, após o parecer favorável do Ministério Público Federal, foi provido em decisão monocrática da Minª. Alderita Ramos de Oliveira.

    Na decisão, registrou a Ministra Relatora que configura crime a conduta de adulterar ou remarcar o número ou o sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento, e que não é exigido finalidade específica do agente, consumando-se o delito com a própria adulteração ou remarcação de qualquer sinal identificador do veículo.

    A defesa de I. R. B. interpôs agravo regimental, que por unanimidade, foi negado provimento pela 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça. O acórdão no agravo regimental transitou em julgado em 16/10/2013.

    Segue os links das mencionadas decisões do STJ: https://ww2.stj.jus.br/websecstj/decisoesmonocraticas/frame.asp?url=/websecstj/cgi/revista/REJ.cgi/MON?seq=22772610&formato=PDF https://ww2.stj.jus.br/revistaeletronica/Abre_Documento.asp?sSeq=1256512&sReg=201101871267&sData=20130923&formato=PDF

    • Publicações4654
    • Seguidores18
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações70
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-prove-recurso-especial-do-mpms-a-fim-de-reconhecer-desnecessario-dolo-especifico-para-o-crime-do-art-311-do-codigo-penal/111957892

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)