Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministério Público realiza atendimento e ações sociais em comunidades de Dourados (MS)

    Aproximar o Ministério Público da sociedade. Esse é o principal objetivo do projeto Promotoria Comunitária: MP mais perto de você, desenvolvido pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MP/MS) em parceria com universidades, órgãos públicos e entidades privadas. A iniciativa está inscrita no Banco Nacional de Projetos, sistema criado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que reúne boas práticas implementadas pelos Ministérios Públicos.

    Idealizado e coordenado pela Promotoria de Justiça da Comarca de Dourados, o projeto realiza palestras e ações sociais em escolas públicas da cidade. O primeiro passo foi mapeamento da área urbana da cidade e a sua divisão em nove áreas. Em cada área visitamos todas as escolas públicas levando palestras a pais e a alunos, com ênfase na participação da família na vida escolar dos estudantes. Depois elegemos uma escola e, com o auxílio de parceiros, realizamos uma grande ação social de atendimento à comunidade, explicou o coordenador do projeto, promotor de Justiça Paulo Roberto Ishikawa (foto).

    De acordo com Ishikawa, o Ministério Público atua como agente articulador de uma rede de parceiros, numa iniciativa inédita no município. Durante as ações, oferecemos não apenas o atendimento direto do público pela promotoria, mas também outros serviços como assistência jurídica, orientação pedagógica e exames odontológicos, por exemplo. Tudo isso graças à construção das parcerias, complementou.

    Para o procurador-geral de Justiça do MP/MS, Humberto de Matos Brittes, o projeto é de extrema relevância para a sociedade. O próprio Conselho Nacional do Ministério Público aponta a importância e recomenda a instalação de Promotorias de Justiça Comunitárias, visando aproximação com as comunidades. A interação entre promotor de justiça e sociedade permite a identificação dos problemas sociais, possibilitando o desenvolvimento de atividades que atendam as necessidades comunitárias com eficiência, afirmou.

    Já foram realizadas duas etapas do projeto Promotoria Comunitária: O MP mais perto de você, quando mais de 13 mil alunos assistiram a palestras e foram feitos 5.098 atendimentos. A primeira ação ocorreu nos bairros Parque das Nações I e II, entre os dias 12 e 17 de setembro de 2011. A segunda etapa aconteceu entre os dias 2 e 10 de maio de 2012, nos bairros Parque do Lago I e II, Jardim Flórida I e II, Jardim Novo Horizonte, Panambi Verá, Vila Toscana, Altos do Alvorada, Ipê Roxo, Estrela Porã, Vila Popular e Altos do Indaiá.

    Entre os parceiros da iniciativa estão a Faculdade Anhaguera de Dourados, os Centros de Atenção Psicossocial, o Centro Regional de Referência para o Enfrentamento ao Crack, o corpo de bombeiros, as polícias militar, rodoviária e federal, o Departamento de Vigilância em Saúde, a guarda municipal,a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal da Grande Dourados e Centro Universitário da Grande Dourados.

    Banco Nacional de Projetos

    Criado pelo Conselho Nacional do Ministério Público, o Banco Nacional de Projetos é uma ferramenta que permite o compartilhamento do conhecimento e das boas práticas desenvolvidas pelos Ministério Públicos de todo o país, além de ser fonte de memória da instituição.

    Ao todo, já foram inscritas 140 iniciativas. Elas estão disponíveis no site do Conselho e podem ser consultadas e implementadas por qualquer unidade do MP. O Banco faz parte da Ação Nacional, fase de execução do Planejamento Estratégico Nacional, formulado em 2011, sob a coordenação da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP.

    E-mail do coordenador do projeto, Paulo Roberto Ishikawa: promotorpaulo@gmail.com. Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

    Fonte: CNMP

    • Publicações4654
    • Seguidores18
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-publico-realiza-atendimento-e-acoes-sociais-em-comunidades-de-dourados-ms/100249475

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)